Sky 9 月 26 日 下午 7:07
Nintendo foi longe demais?
A Nintendo registrou uma patente nos Estados Unidos (US 12,403,397) que cobre a mecânica de invocar aliados em jogos — algo super comum em títulos como Pokémon, Digimon, Palworld, Elden Ring e Final Fantasy. A descrição fala de situações onde o jogador pode chamar uma "subpersonagem" para lutar, mesmo sem inimigos por perto.

Isso acendeu um alerta na indústria:

A patente é tão ampla que pode acabar afetando futuros jogos com mecânicas parecidas.

Estúdios independentes podem ter que lidar com barreiras legais ou até pagar licenciamento.

Mesmo que não afete jogos já lançados, pode limitar a inovação em novos projetos.

Por enquanto, a proteção vale só nos EUA, mas pode ser estendida para outros países.

Patentear uma ideia tão genérica assim é um risco pra criatividade nos games. Se outras empresas começarem a seguir esse caminho, criar jogos pode virar um campo minado jurídico — onde cada mecânica precisa ser checada pra não esbarrar em alguma patente.
< >
正在显示第 1 - 14 条,共 14 条留言
Sky 9 月 26 日 下午 7:10 
Esqueci de mencionar que o Sistema Nêmesis de Middle-earth: Shadow of Mordor — aquele em que o inimigo lembra de você — foi patenteado. Por isso, nunca vi uma mecânica igual em outros jogos. Que coisa paia, mano. :steamsad:
Lordecalibre 9 月 26 日 下午 8:19 
Console e pra otário ! console e lixo , e console da nintendo pior ainda porcaria em dobro ,
PC E FODÁSTICO !
最后由 Lordecalibre 编辑于; 9 月 26 日 下午 8:21
Sky 9 月 26 日 下午 8:22 
引用自 Lordecalibre
Console e pra otário ! console e lixo , e console da nintendo pior ainda porcaria em dobro ,
PC E FODÁSTICO !
Cara, te dizer que eu amo meu Switch OLED , mas não dá a empresa por trás do console é horrível. Mil vezes a Valve e a Steam
Lordecalibre 9 月 26 日 下午 9:23 
引用自 Node23
引用自 Lordecalibre
PC E FODÁSTICO !
Cara, te dizer que eu amo meu Switch OLED , mas não dá a empresa por trás do console é horrível. Mil vezes a Valve e a Steam

cara eu ja fui consolista , tive supernintendo e o n64 , só que depois que a nintendo fez a canalhice com o n64 prometeu horrores e não cumpriu nada , eu fui para o ps 2 a mesma coisa , então chega de consoles , no pc eu faço de tudo , jogo , solo , online , vejo videos , mando email , rodo emuladores dos mais diversos tipos de consoles , o verdadeiro tempo dos consoles foi nos anos 90 a guerra entre sega vs nintendo , eram baratos e acessiveis a todos , agora hoje em dia ? fala serio virou artigo de luxo ! pagar quase 4 mil em um console só para jogar ? e pura ostentação !

E isso estou falando só dos hardware , agora vamos falar das politicas administrativas dessas empresas ? ai o pau quebra ! fã que e fã de verdade , vai da ***** e chupa **** , para comprar o game , que geralmente esta bugado , crashando , travando , muitas vezes demoram para corrigir , o fã e tão otário que esta pagando para ser uma cobaia na mão dessas empresas .
WILL_ZEPPELIN 9 月 26 日 下午 9:38 
Sim (só li o título, toda desgraça para metendo é pouca)
最后由 WILL_ZEPPELIN 编辑于; 9 月 27 日 上午 12:54
Lordecalibre 9 月 27 日 上午 6:18 
E diferente dos consoles lixos , temos que dar graças ao PC ! por que e graças ao PC que podemos fazer alterações nos games os famosos mods , das mais variadas formas .

Sem falar que também e graças ao pc que hoje podemos ter uma quantidade imensa de game sendo legendado para o nosso idioma PTBR .
Sky 9 月 27 日 上午 7:22 
引用自 Lordecalibre
引用自 Node23

cara eu ja fui consolista , tive supernintendo e o n64 , só que depois que a nintendo fez a canalhice com o n64 prometeu horrores e não cumpriu nada , eu fui para o ps 2 a mesma coisa , então chega de consoles , no pc eu faço de tudo , jogo , solo , online , vejo videos , mando email , rodo emuladores dos mais diversos tipos de consoles , o verdadeiro tempo dos consoles foi nos anos 90 a guerra entre sega vs nintendo , eram baratos e acessiveis a todos , agora hoje em dia ? fala serio virou artigo de luxo ! pagar quase 4 mil em um console só para jogar ? e pura ostentação !

E isso estou falando só dos hardware , agora vamos falar das politicas administrativas dessas empresas ? ai o pau quebra ! fã que e fã de verdade , vai da ***** e chupa **** , para comprar o game , que geralmente esta bugado , crashando , travando , muitas vezes demoram para corrigir , o fã e tão otário que esta pagando para ser uma cobaia na mão dessas empresas .
cirúrgico.
Sky 9 月 27 日 上午 7:23 
引用自 Lordecalibre
引用自 Node23

Pagar 80 ou 90 dólares em um jogo é um assalto sem armas. E como você mesmo disse, pagar 4k ou 5k em um console já é artigo de luxo.
最后由 Sky 编辑于; 9 月 27 日 上午 7:24
Qualquer forma de patentear uma mecânica é limitar a criatividade, não é benéfico para ninguém, fora a empresa milionária.

Nintendo faz bons jogos, mas tem uma cultura muito forte sobre suas propriedades intelectuais. É uma grande pena que coisas assim são permitidas, soberba achar que você tem direito a uma mecânica de jogo, só porque você foi o primeiro.

Se a Nintendo é capaz disso, além do famoso caso do Nêmesis de Shadow of Mordor, temos um grave problema que não está somente nas empresas, isso é um sintoma, o real problema é como sistema de patentes funciona.
Sky 9 月 27 日 上午 9:24 
引用自 a r e k u s h i
Qualquer forma de patentear uma mecânica é limitar a criatividade, não é benéfico para ninguém, fora a empresa milionária.

Nintendo faz bons jogos, mas tem uma cultura muito forte sobre suas propriedades intelectuais. É uma grande pena que coisas assim são permitidas, soberba achar que você tem direito a uma mecânica de jogo, só porque você foi o primeiro.

Se a Nintendo é capaz disso, além do famoso caso do Nêmesis de Shadow of Mordor, temos um grave problema que não está somente nas empresas, isso é um sintoma, o real problema é como sistema de patentes funciona.
Real.
Howdy Neighbor 9 月 27 日 下午 4:01 
mas vc ja viu o caso da nintendo envolvendo o pokemon kadabra? ué os japoneses pensaram da para ganhar dinheiro com isso ferrando os outros? vamos fazer tmb. para qm nunca ouviu falar da historia um magico processou a nintendo por causa do kadabra q em japones era um nome la q meio q ''homenageava'' o magico. o magico entao achou q a nintendo tava ganhando dinheiro com isso processou a nintendo. a nintendo ficou uns 20 anos sem utilizar o pokemon seja nas cartas e nos jogos. hj a nintendo usa mas eles aprenderem sofrendo com isso e estao agora usando isso.

é a msm coisa q vc chamar alguem de gordo e essa pessoa te processar e vc ter q pagar idenizaçao por isso. vc descobre q se uma pessoa te chamar de algo pejorativo vc pode fazer o msm. sim o mundo virou essa palhaçada ai.
Sky 9 月 27 日 下午 4:38 
引用自 Lord_Dracon
Vai depender de quem tiver o melhor time de advogados.

Temos um caso parecido no Brasil, que é a da Gradiente vs Apple pela marca "iPhone", só que nesse caso a Gradiente de fato tinha registrado o termo "iPhone" no Brasil antes da Apple.

Mesmo assim a Apple ganhou em duas instâncias e tomou sua primeira derrota no STJ, então agora o processo vai para o STF, e soma aí mais uns 10 anos.

https://www.tudocelular.com/Gradiente/noticias/n187548/stf-julgar-em-breve-uso-marca-iphone-brasil-apple.html

Então se a Gradiente pode perder mesmo tendo registrado o termo "iPhone" antes da Apple, que dirá a Nintendo que registrou essa patente quando já existe centenas de jogos nesse estilo.

A Gradiente merece se f*der nessa porque não produz mais nada que presta desde os anos 90 e quis tirar vantagem pra tentar sobreviver.
Nossa, eu não sabia disso. É impressionante como a legislação do nosso país é falha e tudo demora demais.
Sky 9 月 27 日 下午 4:39 
引用自 Howdy Neighbor
mas vc ja viu o caso da nintendo envolvendo o pokemon kadabra? ué os japoneses pensaram da para ganhar dinheiro com isso ferrando os outros? vamos fazer tmb. para qm nunca ouviu falar da historia um magico processou a nintendo por causa do kadabra q em japones era um nome la q meio q ''homenageava'' o magico. o magico entao achou q a nintendo tava ganhando dinheiro com isso processou a nintendo. a nintendo ficou uns 20 anos sem utilizar o pokemon seja nas cartas e nos jogos. hj a nintendo usa mas eles aprenderem sofrendo com isso e estao agora usando isso.

é a msm coisa q vc chamar alguem de gordo e essa pessoa te processar e vc ter q pagar idenizaçao por isso. vc descobre q se uma pessoa te chamar de algo pejorativo vc pode fazer o msm. sim o mundo virou essa palhaçada ai.
Japonês sendo japonês.
Mademoiselle 9 月 27 日 下午 5:32 
引用自 Howdy Neighbor
hj a nintendo usa mas eles aprenderem sofrendo com isso

Coitadinha da nintendo.

Mas não. Eles processam empresas desde epoca do atari. Pokemon nem existia. Eles sempre fizeram isso. Sempre tentaram manter o controle do jogo e ter as cartas na mão.

Se vamos dizer que eles aprenderam ao serem processados, foi quando os processaram por Donkey Kong (Plagio de King Kong). E eles venceram nos tribunais com um argumento que eles não aceitam de concorrentes hoje em dia, sobre dominio publico, paródia...

O fato é que se ta no jogo, é pra usar. É assim que funciona.

Universal processou, perdeu. Nintendo sem patente, engoliu choros, agora patenteou. Por que ninguém patenteou antes?

Quem se sentir prejudicado, recorre a justiça americana. Activision Blizzard, Ubi, 2k, Epic. Se a patente é injusta, tem gente com grana que pode questionar. É um problema que ficará localizado la, e não vai impedir nenhum clone chines de surgir.

Se formos analisar a ética de mercado das grandes corporações antes de comprar algo, acabaremos consumindo apenas o que produzimos.
< >
正在显示第 1 - 14 条,共 14 条留言
每页显示数: 1530 50